Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > São João do Manteninha > Pontão Esquerdo da Pedra dos Pontões > Macaco Ladrão

Ampliar imagem Macaco Ladrão
Kika Bradford na conquista de Macaco Ladrão.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Macaco Ladrão
André Ilha na conquista de Macaco Ladrão.
Foto: Kika Bradford
Macaco Ladrão Imprimir informações da via
5º V D2
Cadastrada por: André Ilha, em 06-12-2021 às 12:02
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras e fissuras
Extensão: 530 metros
Descrição: "Macaco Ladrão", a via da conquista do cume do Pontão Esquerdo, começa subindo a calha larga entre este e o Pontão Direito por cerca de 200 m até chegar a uma grande árvore. Até aí é uma sucessão de lances de chaminé e fissuras, de platô em platô, com a colocação de poucas peças móveis. A partir da árvore, a via segue pela parede da esquerda, numa sequência de agarras com grampos, mas retoma a calha mais acima, em nova sucessão de lances de fenda, inclusive oposição, com proteção móvel, e depois lances fáceis de agarras com grampos levam a um gigantesco platô à esquerda, com uma floresta.
Atravesse esse matinha em diagonal para a esquerda, às vezes andando, às vezes fazendo lances fáceis com proteção móvel, até a base de uma óbvia, e grande, fenda em arco para a esquerda. O crux é o lance de agarras para chegar a essa fenda, com proteção em um grampo. A fenda, quase toda em oposição, é longa (cerca de 50 m), porém relativamente fácil (IIIsup/IV) graças às boas agarras de pé, e toda protegida em móvel, com friends variados e sempre muito bons. A parada também é em móvel, com peças pequenas e médias e uma arvorezinha, e dela a via sai em agarras para a esquerda, com proteção em grampos. Ela segue tendendo ainda mais para a esquerda em direção à óbvia aresta, que é então seguida até o delgado cume do pontão em lances de dificuldade moderada, porém numa posição espetacular, com um grande vazio à esquerda.
Paradas duplas com grampos a partir do grande platô de vegetação e, uma vez de volta a ela, foi aberta uma linha de descida com um grampo a cada 60 m até o chão por fora da canaleta, para evitar o incômodo de descer por ela, num total de 250-300 m de rapéis em uma parede limpa e relativamente pouco inclinada.
Coordenadas: -18.706553905123183,-41.15915307879833
Equipamento mínimo necessário:
  • 2 jogos de Camalots do .5 ao 5.
Data da conquista: 15/02/2018
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui